Risoto de Quinoa com legumes

Tem muito tempo que estava querendo testar a Quinoa ou Quinua. Estava meio assim receosa porque nunca tinha comido. Mas agora aprendi a fazer, comi e gostei. Tá aprovado!

Fui no supermercado com fome (detesto fazer isso com fome)… já viu né?! Saí pegando tuuuudo que vi pela frente. Comprei um pacotinho de Quinoa, quando cheguei em casa é que vi que peguei a Quinoa em flocos e geralmente se usa a Quinoa em grãos em receitas para substituir o arroz.

Pesquisei, vi o modo de preparo e resolvi arriscar. O resultado final é que ficou parecendo com um risoto, ou seja, ficou muito bom.

Gosto de pesquisar tudo que é novo e em resumo vi que a Quinoa possui os mesmos nutrientes que alguns cereais, como o arroz. É rica em cálcio, ferro e ômega 3. Possui muitas fibras e importantes quantidades de vitaminas do complexo B.

Aloooooô você que gosta de praticar atividades físicas! A Quinoa ajuda no fortalecimento muscular e também no fortalecimento dos ossos. E é uma ótima aliada na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol.

Depois de muita informação, vamos a receita!

quinoa

(Alguém observou a qualidade da foto? kkkkk Não é sempre assim não é mesmo?! Estava testando o novo brinquedinho do meu irmão. A foto é dele, mas o prato foi eu que fiz! kkkkk)

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de Quinoa em flocos
  • ½ xícara de vagem cortada bem pequena
  • 4 buquês de couve-flor cortada bem pequenas
  • 1 abobrinha cortada em cubinhos pequenos
  • 1 alho-poró cortado em rodelas finas
  • 1 xícara de ervilha congelada
  • ½ cebola pequena picada
  • Azeite
  • Sal

Modo de preparo

Cozinhe a vagem, couve-flor e abobrinha al dente, reserve.

Deixe a ervilha em uma vasilha com um pouco de água para que descongele, reserve.

Ferva 1 xícara de água.

Cozinhe a Quinoa na água fervendo por uns 5 minutos, mexa e reserve.

Coloque o azeite em uma panela e a cebola. Deixe a cebola ficar transparente e coloque o alho-poró. Refogue por alguns minutos e depois acrescente a vagem, a couve-flor, a abobrinha e a ervilha. Misture bem e acerte o sal.

Depois acrescente a Quinoa e já estará pronta para ser servido.

 

Comer saudável é bom. Agora, comer saudável mais gostoso é melhor ainda!

Que Deus abençoe o preparo do seu alimento. Bom apetite.

email