Bolinho Vegano

Oláaaa!

De volta! Agora pra nunca mais ficar sem passar por aqui.

Bem, essa receita não tem leite, não tem ovo… nadica de nada de proteína animal.

Como assim? Um bolo sem ovo? Sim, tome cuidado com o forno, asse sempre em temperatura baixa, entre 160˚ a 180˚.  O teste do palito não funciona muito bem para bolos sem ovos, pode ser que o palito saia seco sem estar completamente assado, então se usar o palito para fazer o teste, depois que o palito sair limpo, espere mais um pouco para a camada de cima do bolo ficar um pouco mais dourada.

Vocês podem fazer em formas de cupcake, forma inglês ou forma com buraco no meio. Nada disso vai alterar o sabor. Use a imaginação e se fizer, não esqueça de tirar uma foto e marcar a gente nas redes sociais.

Esse bolinho é uma delícia, fácil de preparar e família vai amar. Tem um baixinho aqui em casa que mal deixou eu fazer as fotos e já comeu um monte. 🙂

bolo vegano

Ingredientes

  • 1 colher de sopa (15ml) de vinagre de maçã
  • 1 e ½ xícara ( 350 ml) de leite de soja ou qualquer outro leite vegetal
  • 2 2 e/3 de xícara (345g) de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá (10g) de fermento em pó
  • ½ colher de chá (2.3g) de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá (3g) de sal
  • 1 xícara (200g) de açúcar demerara
  • ½ (120ml) de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa (5 ml) de essência de baunilha ou raspas de laranja a gosto
  • 5 colheres de sopa de frutas cristalizadas ou uva passa

Modo de preparo

Primeiro vamos talhar o leite. Para isso, vamos adicionar ao leite de soja o vinagre de maçã e reservar. Se você for utilizar leite de vaca, é preciso aquecer o leite antes de colocar o vinagre. (Mas não faça isso, o leite de amêndoa por exemplo, é bem fácil de preparar e você pode aprender aqui).

Misture os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento em pó, bicarbonato, sal e o açúcar em uma vasilha e coloque num cantinho.

Depois de “talhar” o leite, coloque-o em uma batedeira, adicione o óleo vegetal e a essência de baunilha. Bata até que os ingredientes estejam bem misturados.

Acrescente aos poucos os ingredientes secos e bata em velocidade baixa. Bata até incorporá-los totalmente. Depois de bater bem os ingredientes, misture com uma espátula as frutas cristalizadas.

Coloque para assar em formas de silicone de cupcake por aproximadamente 30 minutos, em forno a 180˚, o tempo vai depender do tipo de forno.

Para decorar, eu bati um pouco de açúcar demerara no liquidificador, peneirei por cima dos bolinhos e finalizei com algumas frutas cristalizadas por cima.

bolo vegano 2

email