Alimentos x Doenças

Genteeee, boa tardeeee!!!

É o seguinte, gosto de compartilhar coisas boas com vocês, pelo menos coisas que eu julgo serem boas. Estou lendo um livro legal da Dra. Sylvana Braga, “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona”. Tem muita coisa legal nesse livro e por isso resolvi compartilhar com vocês na íntegra uma pequena parte dele.

Achei bacana porque tem muita moda de dieta hoje em dia… dietas com promessas de emagrecimento rápido. E na maioria das vezes esse tipo de dieta é feita sem nenhum acompanhamento profissional, e aí as pessoas deixam de consumir alguns alimentos que são importantes para saúde.

NÃO sou da área, digo apenas como leitora e como defensora de uma boa alimentação! Então vai a minha dica para vocês!

 

Foto: internet
Foto: internet

Alimentos versus doenças

A dieta alimentar é a gêneses de várias doenças associadas à susceptibilidade genética, à exposição ambiental de poluentes e agentes patogênicos e às alterações psíquicas. Às vezes falamos: “Somos o que comemos”. Sem dúvida, a correção de nossa alimentação e uma maior atenção ao comprarmos e prepararmos os alimentos podem nos auxiliar a combater e a prevenir doenças.

O ritmo acelerado da revolução industrial nos impôs alimentos de alto teor calórico, ricos em gordura hidrogenada, conservantes e agrotóxicos nas prateleiras dos supermercados. A correria da vida moderna nos trouxe pouco tempo para pensarmos em nossa alimentação, transferindo nosso arbítrio para as indústrias alimentícias, na maioria das vezes desinformadas quanto aos componentes necessários à boa alimentação.

A educação alimentar é necessária e deveria ser matéria do currículo escolar. A preparação, a escolha e a combinação dos alimentos é a grande arma que temos para combater doenças.

Por outro lado, os alimentos podem beneficiar ou serem maléficos, dependendo da situação, como no caso das alergias alimentares.

É difícil encontrarmos algum problema de saúde ou um processo natural do corpo que não seja influenciado pelas substâncias ingeridas. Os alimentos são poderosos remédios que podem aumentar a energia vital do corpo, do cérebro e prevenir doenças.

Cerca de 25% das drogas são derivadas de plantas, isto é, da natureza, e cada vez mais necessitamos voltar aos primórdios da civilização utilizando remédios naturais e uma alimentação simples e saudável. A farmácia dos alimentos é tão eficaz quanto a farmácia dos remédios. Usar o poder farmacológico dos alimentos é uma das saídas inteligentes.

 

Os alimentos devem ser usados como remédios

Alimentos que podem evitar coágulos

Alho – Cebola – pimenta – cogumelo preto – cravo – frutos do mar – chá – azeite de oliva – vinho tinto em pequenas quantidades

Alimentos que podem baixar a pressão arterial

Alho – peixes gordos – frutas – vegetais – alimentos ricos em potássio – azeite de oliva – alimentos ricos em cálcio

Alimentos que podem controlar o câncer de cólon

Farelo de trigo – couve-flor – couve-de-bruxelas – repolho – iogurte – leite – frutos do mar – brócolis

Alimentos Anticolesterol

Feijão – aveia – maçã – cenoura – abacate – nozes – alho – cebola – frutos do mar – peixes gordos – grãos com alto teor de fibras solúveis

Alimentos que podem prevenir derrames

Frutas – vegetais – frutos do mar – peixes gordos – chá

Alimentos que podem prevenir a constipação

Fibra de trio integral – fibra de arroz – tâmara – ameixa – figo – café – muito líquido

Alimentos que podem desestimular o câncer

Farelo de trigo – feijão – soja – azeite de oliva – repolho – couve-de-bruxelas – peixes gordos

Alimentos propensos a prevenir o câncer de pulmão

Folhas verde-escuro – espinafre – brócolis – couve – couve-de-bruxelas – abóbora – chá verde – cenoura – batata-doce – feijão

Alimentos que podem aumentar a sobrevida

Brócolis e tomate

Alimentos estimulantes cerebrais

Café – proteína

Alimentos calmantes cerebrais

Açúcar – mel – carboidratos – massas – pão e álcool

Alimentos para cérebros envelhecidos

Nozes – fígado – soja – cenoura – farelo de trigo – leite – amêndoa – crustáceos

Alimentos para o bom humor

Cafeína – alho – espinafre – frutos do mar – açúcar

Alimentos para controlar o estresse e ansiedade

Açúcar – amidos

Alimentos que podem melhorar dores de cabeça

Peixe e óleo de peixe – gengibre

Alimentos que podem estimular a imunidade

Cogumelo shitake – iogurte – alho – ostra – dieta vegetariana e dieta com baixo teor de gordura

Alimentos que podem aliviar a artrite

Peixe gordo – gengibre – dieta vegetariana

Alimentos para prevenir a osteoporose

Nozes – frutas – pêssego – maçã – pêra – tâmara – uva-passa – amendoim – avelãs – mel – uva – soja – vegetais verde folhosos – atum – sardinha – salmão

Alimentação para auxiliar na fertilidade

Fibra de trigo – brócolis – repolho – couve-de-bruxelas – couve-flor – melão – kiwi – morangos – pimenta vermelha – ostra

Alimentos para controlar o diabetes

Alho – cebola – cevada – brócolis – feijão

Alimentos que evitam o câncer de mama

Feijão – soja – farelo de trigo – azeite de oliva

Alimentos que podem ajudar a cura das úlceras

Banana – banana da terra – chá claro

Alimentos para doença diverticular do cólon

Farelo de trigo sarraceno

Alimentos contra os gases

Gengibre – alho – hortelã

Alimentos que evitam problemas cardíacos

Frutos do mar – cebola – grãos – azeite de oliva – frutas – vegetais – alho

Gorduras desejáveis

Óleo de canola – óleo de linhaça – azeite de oliva

Alimentos que podem aumentar o HDL (bom colesterol)

Salmão – ostra – azeite de oliva – cebola crua – alho – amêndoas – abacate – vinho – cenoura – espinafre – brócolis – pimentão – laranja – feijão – aveia – maçã

Alimentos gordurosos que protegem o coração

Óleo de canola – amêndoa – azeite de oliva – avelã – abacate

Alimentos que agem como antiinflamatórios

Gengibre – pimentas – maçã – óleo de peixe – abacaxi – cebola – alho – cavalinha – sardinha – salmão

Alimentos antivirais

Maçã – pêssego – ameixa – morango – chá – gengibre – limão – cogumelos – alho – laranja – cebolinha – café – uva-passa-preta – brócolis – feijão – milho – nozes – melancia – aspargo – abacate – uva vermelha

Alimentos diuréticos

Aipo – noz-moscada – limão – cebola – salsa – hortelã – chá – café – berinjela – cominho – alho

Alimentos descongestionantes da face

Pimenta – tomilho – alho – mostarda – cebola – curry – pimenta-do-reino

Alimentos com atividade estrogênica

Soja – semente de gergelim – maçã – repolho – cenoura – milho – batata – arroz – amendoim – cominho – abacaxi

Alimentos com ação analgésica

Alho – cebola – pimenta picante – cravo – açúcar – gengibre – hortelã

Alimentos semelhantes à aspirina

Cereja – páprica – curry – ameixa seca – tâmara – maxixe

Alimentos ricos em cafeína

Café – chá – refrigerantes – chocolate

Alimentos com alto teor de potássio

Batata – melão – abacate – beterraba – pêssego – soja – suco de tomate – iogurte – ameixa seca – melado – cioba – batata doce – damasco – acelga

Alimentos com alto teor de selênio

castanha-do-pará – trigo – sementes de girassol  – ostra – atum

Alimentos com alto teor de zinco

Ostra – caranguejo – carne – peru – fígado de boi

Alimentos com alto teor de vitamina E

Nozes – amêndoa – avelã – castanha-do-pará – amendoim – sementes de girassol – germe de trigo – soja – óleo de germe de trigo

Alimentos com alto teor de ômega 3

Cavalinha – arenque – salmão – anchova – ovas de peixe

Alimentos ricos em vitamina C

Goiaba – pimenta – pimentão – mamão – morango – kiwi – couve-de-bruxelas – laranja – brócolis

Alimentos ricos em vitamina D

Sardinha – arenque – salmão

Alimentos ricos em ácido fólico

Fígado de galinha – quiabo – suco de laranja – espinafre – feijão branco – soja – aspargos – grão-de-bico – abacate – mostarda – beterraba – brócolis

Alimentos ricos em cálcio

Ricota – leite – iogurte – salmão – figo seco – tofu – couve – quiabo – feijão – sopa – grã0-de-bico – feijão branco – brócolis

Alimentas ricos em betacaroteno

Damasco – pêssego – cenoura – bata-doce – espinafre – couve – abóbora – moranga – melão – beterraba

 

Alimentos com efeitos adversos:

Alimentos que podem estimular a formação de coágulos

Alimentos com alto teor de gordura – álcool em excesso

Alimentos que podem aumentar a pressão arterial

Alimentos ricos em sódio e álcool

Alimentos que podem promover o câncer de cólon

Alimentos com alto teor de gordura – carne vermelha – álcool

Alimentos que podem aumentar o colesterol

Alimentos com alto teor de gordura saturada

Alimentos que podem provocar derrames

Álcool em excesso – gordura animal saturada

Alimentos que podem propiciar a gastrite

Hortelã – alho – cebola – molho de tomate apimentado – café – tomate – álcool – suco de laranja

Alimentos que podem provocar cálculos renais

Sódio – alimentos com alto teor de gordura – espinafre

Alimentos que podem favorecer o câncer

Carne – alimentos com alto teor de gordura saturada – álcool – óleo de milho – semente de girassol

Alimentos que podem provocar ansiedade

Álcool – cafeína

Alimentos que podem causar dores de cabeça

Chocolate – vinho tinto – álcool – queijo curado – sorvete – nozes – aspartame

Alimentos que podem diminuir a imunidade

Óleo de soja – óleo de milho – óleo de girassol

Alimentos que podem piorar o herpes

Chocolate – nozes – gelatina

Alimentos que podem provocar ou piorar a artrite

Milho  – trigo – leite – carne – óleo de milho – óleo de girassol

Alimentos que podem agravar as úlceras

Cerveja – café – cafeína  – álcool – pimenta – condimentos

Alimentos que podem causar doenças do coração

Carne e laticínios com alto teor de gordura saturada – álcool em excesso

Gorduras indesejáveis

Alimentos ricos em ômega 6 (óleo de milho, óleo de açafrão e óleo de girassol)

Alimentos causadores de alergias

Derivados de milho e trigo – lacticínios – cafeína – fermento – frutas cítricas

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Mais uma vez eu repito, texto extraído do livro Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona, Dra. Sylvana Braga, Osasco – SP: Editora Novo Século, 2009.

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